-
Arquitetos: Bekkering Adams Architects
- Área: 500 m²
- Ano: 2009
-
Fotografias:René de Wit
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Arquivo está localizado ao longo do canal Harlingervaart em Leeuwarden, uma cidade ao norte da Holanda. O edifício abriga os servidores de backup dos dados governamentais, nos edifícios CJIB adjacentes. As instalações técnicas estão situadas no piso térreo. No primeiro pavimento, os servidores são organizados em um vasto e refrigerado espaço.
A principal função do Arquivo é proteger os dados armazenados. O edifício, portanto, pode ser tratado como uma escultura, um objeto independente na praça ao longo da Harlingervaart. A forma do edifício segue o programa, com vigas para acomodar a área de entrada e um volume mais elevado no lado sul do edifício, permitindo a colocação das unidades de resfriamento externo e conferindo um caráter urbano para o canal.
A base do edifício é recuada para possibilitar a aparência de um volume flutuante. Esse efeito é acentuado com a luz sob o balanço. A construção é revestida com painéis de alumínio anodizado cor bronze claro, com perfurações e impressões, remetendo às placas eletrônicas encontradas nos computadores da sala de dados.
Um padrão especificamente projetado envolve o edifício, desenhado para finalidades distintas: com muitos buracos se a ventilação for necessária, com luzes na área de entrada, e com zeros e uns em baixo-relevo, celebrando a linguagem de computador dos servidores. O tratamento dos painéis de alumínio reforça o aspecto monolítico da construção.